FANDOM

Literatura infantilEditar

A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de 

uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer. Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias. Livros dedicados a leitores entre quatro a seis anos apresentam maiores grupos de palavras organizados em um texto, sem abrir mão de estímulos visuais mencionados acima. Aqui podem ser incluídos algumas histórias em quadrinhos, como a Turma da Mônica, por exemplo. Já obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos começam a possuir cada vez menos cores e imagens, e apresentando textos cada vez maiores e fatos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, é estimulado a encontrar respostas por ele mesmo - o começo da racionalização. 

Quase toda obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam:

ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras, crimes hediondos e drogas, por exemplo; são relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas; presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc); escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara; são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz. No Brasil, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. Dentre suas obras, destacam-se o Sítio do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho, Ideias do Jeca Tatu. Além dele, também podemos destacar Ziraldo, com O menino maluquinho.

PoesiaEditar

A poesia é uma ferramenta importantíssima na literatura infantil. O jogo com as palavras, a sonoridade e as formas lúdicas são algumas das características que aproximam essa forma literária das crianças, trazendo os pequenos para o mundo dos livros.

Além disso, os livros de poesia infantil, assim como os de prosa, permitem a riqueza de ilustrações, que torna a palavra um "brinquedo lúdico" e "companheiro para todas as horas".3

No Brasil, podemos identificar vários nomes que contribuíram com a poesia infantil, e infanto juvenil, tais como Cecília Meireles, Ruth Rocha, Vinícius de Morais, José Paulo Paes, Olavo Bilac, dentre vários outros.

Literatura juvenilEditar

A literatura juvenil é um ramo da literatura dedicada a leitores entre dez a quinze anos de idade. Fatos comuns a obras literárias juvenis em geral incluem:

geralmente, apresentam temas de interesse ao jovem adolescente, muitas vezes controversos, como sexo, violência, drogas, relacionamentos amorosos, etc; personagens, especialmente protagonistas, da mesma faixa etária dos leitores; podem possuir imagens e fotos, mas não necessariamente; são basicamente constituídas de texto; obras literárias juvenis geralmente apresentam um número maior de páginas, podendo alcançar 200 a 300 páginas em vários casos. Enquanto muitos jovens têm certo repúdio aos clássicos da literatura, alguns livros mais atuais, dedicados a adolescentes, se tornaram grandes best-sellers mundiais, como Harry Potter,Percy Jackson & os Olimpianos e Jogos Vorazes. O fenômeno, no entanto, pode ser visto como uma boa oportunidade de incentivar o gosto pela literatura nesta faixa etária 4.

Também no FANDOM

Wiki aleatória