FANDOM


Memórias Póstumas de Brás Cubas é um livro realista escrito por Machado de Assis em formato de folhetins, originalmente, entre março e dezembro de 1880, para que seja publicado na forma de livro no próximo ano pela Tipografia Nacional.

Trata-se de um livro realista machadiano, estilo que abrange todas (ou a maioria) as obras de Machado, que consiste, geralmente, no uso da ironia. É narrado por Brás Cubas, narrador-personagem, que narra os acontecimentos de sua vida no Rio de Janeiro depois de morto. Faz uma crítica à escravidão e às classes sociais da época e retrata os movimentos ideológicos do cientificismo e positivismo, além dos casos amorosos conflitantes do próprio Brás e a criação de uma nova filosofia por uma personagem que era amigo dele, o Humanitismo, que seria desenvolvido no livro Quincas Borba (1891).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória