FANDOM

SobreEditar

1974. Em Ouro Preto, no Alto da Cruz, encerrada a Festa do Doze, o corpo do menino Bentinho é
REPUBLICA PARADISO
encontrado nu, emasculado, diante da Igreja de Santa Efigênia. Loucura? Magia negra? Na manhã seguinte, Anselmo Grimaldi, um padre culto e progressista, é preso, acusado de pedofilia. Em meio ao caos, de madrugada, populares ensandecidos cercam a cadeia e arrastam-no ao Morro da Forca, onde é executado. 1999. Geólogo e engenheiro de minas, Tomate ou melhor, Thomas Dapieve retorna ao Brasil para rever a família e festejar os vinte e cinco anos de sua formatura na lendária Escola de Minas de Ouro Preto. Ao seu lado, Geena Brown, professora da Universidade de Columbia em Nova York. O anfitrião é Flávio Campos, o Caveira, companheiro de Thomas desde os tempos da República Paradiso. Refugiado durante o regime militar, o jornalista investiga as mortes de Bentinho e do padre Anselmo. Percorrendo as ladeiras e monumentos de Ouro Preto e Mariana, Thomas e seus amigos viverão romances e aventuras, resgatando as origens de Minas Gerais o esplendor de Vila Rica, o papel das irmandades religiosas, a escravidão e nossas raízes africanas, o mito de Chico Rei, a genialidade de Aleijadinho e Mestre Ataíde, aspectos e personagens da Conspiração Mineira. Um apanhado do período que se convencionou chamar o Ciclo do Ouro no Brasil. Acrescente a efervescência das repúblicas de estudantes; o celibato e a disciplina nos seminários; o tráfico de obras de arte; as transformações sociais e políticas nos anos 1960 e 1970; o sabor da cultura mineira. Um pouco desse caldeirão, em forma de romance, é o que o leitor encontrará nas páginas de República Paradiso Crimes e Segredos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória